quarta-feira, 14 de março de 2012

Questões - Administração Pública e Gestão de Pessoas - Prova Previc 2010

Acerca dos principais modelos de administração pública, julgue os
itens a seguir.

65 O clientelismo, o fisiologismo e a corrupção são exemplos
de consequências advindas do modelo burocrático de
administração pública.

Errado. 
Clientelismo: "Prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”."
Fisiologismo: "Prática política voltada para o interesse e proveito personalizados do praticante, mercê de atos de prevaricação e corrupção ou afins."
Corrupção: "manifesta-se por meio do suborno, intimidação, extorsão, ou abuso de poder."

No modelo burocrático, as consequencias principais são: excesso de formalismo, resistência a mudanças, impessoalidade, meritocracia e hierarquização da autoridade. No entanto, os fatores listados acima não são consequencias diretas e exclusivas do modelo burocrático. 

66 O modelo patrimonialista é caracterizado pela confusão entre
o interesse público e o interesse privado, em que prevalece a
noção de que o Estado é uma extensão da família real.

Certo. "O modelo patrimonialista foi introduzido no Brasil pela própria administração portuguesa quando ainda éramos uma colônia. Como Portugal era uma monarquia, todo o Estado era patrimônio da família real. Neste sistema os bens públicos e particulares se confundem, pois o Rei não diferencia seu patrimônio particular do estatal."



Com relação ao papel e à atuação da área de recursos humanos nas
organizações, julgue os itens que se seguem.

67 A elaboração de normas e procedimentos que visam a proteção
da integridade física e mental do trabalhador é um dos
objetivos da segurança no trabalho.

 Errado. Segurança do Trabalho: "Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador." 


No conceito não se fala a respeito de elaboração de normas e procedimentos, e sim "conjunto de medidas". As normas e procedimentos já foram definidos em lei.

68 Quando a área de recursos humanos define as trajetórias de
carreiras existentes em uma organização, um plano de carreiras
é elaborado.

Certo. De acordo com Chiavenato: "“a estrutura de carreira consiste no mapeamento das carreiras com cargos e salários predefinidos". Ou seja, a elaboração de um plano de carreiras.
69 Os planos de benefícios e serviços de uma organização
auxiliam o empregado no exercício do cargo, dentro da
empresa e na comunidade.

Certo. "Ao investir em benefícios sociais de forma planejada, estruturalizada e contextualizada com a realidade da organização, se torna em estratégia para auxiliar as organizações a manter seus profissionais preparados, parceiros, profissionais que "vestem a camisa da empresa"."


 Julgue os próximos itens, relativos à gestão de pessoas.

70 As ações de treinamento e de educação corporativa são
planejadas para a aprendizagem pessoal e profissional, de
acordo com necessidades imediatas e futuras das organizações.

Certo. De acordo com Stoner: treinamento de recursos humanos é "um processo destinado a manter ou melhorar o desempenho no trabalho atual." e desenvolvimento de recursos humanos seria "um processo destinado a desenvolver as habilidades necessárias para futuras atividades de trabalho."

71 Uma informação gerencial serve de insumo para a tomada de
decisão por parte de gerentes, devendo, por isso, sua
interpretação ser orientada ao contexto da organização. Esse
processo deve ocorrer de forma totalmente isenta e sem
considerar a natureza da organização.

Errado. Contradição:  "sua interpretação ser orientada ao contexto da organização" (certo) e "sem considerar a natureza da organização." (errado). Portanto a última frase invalida o item.

72 Um gerente que avalia o desempenho de seus subordinados de
acordo com uma média geral comete o erro de distribuição na
avaliação de desempenho.

Errado. Em Avaliação de Desempenho, o erro de distribuição ocorre quando "um avaliador tende a classificar todas as pessoas da mesma forma, independentemente da individualidade de cada um."



73 Quando um gerente utiliza os resultados da avaliação de
desempenho de sua equipe para tomar decisões a respeito de
novas contratações, como, por exemplo, em ações de
treinamento, a avaliação de desempenho está cumprindo seu
papel na organização.

Anulada. "De acordo com consultores organizacionais, os resultados das avaliações indicam qual direcionamento de carreira deve ser dado aos colaboradores. Além disso, permitem justificar e ampliar remunerações, detectam gaps, revelam a necessidade de novas contratações e dispensas, coíbem processos trabalhistas, quebram paradigmas e principalmente: a avaliação de desempenho é uma poderosa ferramenta para reter talentos."


74 A forma mais adequada de mapear competências nas
organizações é utilizando-se entrevistas individuais e grupos
focais.

Errada, de acordo com a banca. 
Modelos por descoberta:  "Nesta metodologia as competências são “descobertas” por meio de entrevistas individuais (BEIs) ou por meio de ‘grupos focais’ com profissionais para os quais os modelos serão construídos."
" Essa metodologia é a que melhor retrata a realidade dos profissionais de determinada empresa, pois o modelo é construído a partir dos “atores” da própria empresa pesquisada e não a partir de elementos externos com suas receitas prontas."


Deveria ser certa. 
75 A depender do tipo da organização, a gestão por competências
pode ou não estar vinculada aos processos de formulação das
estratégias e aos resultados organizacionais.

Errada. "A questão estratégica está diretamente vinculada ao diagnóstico das competências da empresa, tendo desdobramentos na gestão de processos internos."



No que se refere a comportamento organizacional, julgue os itens
que se seguem.

76 Emoções e afetos das pessoas nas organizações são aspectos
importantes que as pesquisas de clima organizacional devem
revelar para que se possa gerenciar a qualidade de vida no
trabalho.

Errada. Principais aspectos em uma pesquisa de clima organizacional: comunicação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e com a liderança, ambiente físico, benefícios, dentre outros. As emoções e afetos podem não ser decorrentes do clima organizacional, apesar de afetá-lo indiretamente. Portanto não são aspectos que devem ser priorizados em uma pesquisa.

77 Em uma equipe de trabalho efetiva, um líder deve agir de
forma orientada para o relacionamento com seus subordinados
e para o desempenho destes. Além disso, a equipe deve ter
habilidades e conhecimentos necessários para a realização dos
objetivos.

Certo. O estilo de liderança centrada nas pessoas se mostra adequado, pois os subordinados possuem uma maior participação e envolvimento na atividade, contribuindo de forma positiva para os resultados. E também, para isto ser possível, é necessário que a equipe tenha as habilidades e conhecimentos necessários para as tarefas a serem realizadas.

78 Os valores individuais e organizacionais representam dois
produtos tangíveis que estão dentro e fora das mentes dos
indivíduos, caracterizando os elementos mais subjetivos de
uma cultura organizacional.

Errada. Os valores individuais e organizacionais não são tangíveis, ou seja, não são "concretos". Além disso, os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional, de acordo com Chiavenato, são as pressuposições básicas: crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos dos membros da organização.


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